Ecologia

Descubra rotas e trilhas de nossa região e venha conhecer nossos projetos ambientais.

Projeto Tamar

No litoral sul do Estado do Rio Grande do Norte, o Projeto Tamar monitora 33km de praias, nos municípios de Natal/Parnamirim (Barreira do Inferno), Tibau do Sul (Pipa e Sibaúma), Canguaretama (Barra do Cunhaú) e Baía Formosa. São trechos não-contínuos e apresentam estreita faixa de praia, com a presença de dunas intercaladas por falésias.


Em cada temporada reprodutiva, que nessa região ocorre entre outubro a maio, o Tamar registra cerca de 550 ninhos de tartarugas marinhas, gerando mais de 40 mil filhotes. Embora 97,8% dos ninhos sejam da espécie de pente (Eretmochelys imbricata), há também a ocorrência de desovas das outras espécies - oliva (Lepidocelys olivacea), cabeçuda (Caretta caretta), verde (Chelonia mydas) e de couro (Dermochelys coriacea). A coleta de dados sobre as fêmeas em atividade reprodutiva se concentra na praia de Pipa, onde já foram marcadas mais de 120 fêmeas em apenas 4km.





Mata Estrela

Localizada no município de Baía Formosa, a Mata Estrela é a maior reserva de mata atlântica do estado sobre dunas. Apesar disso, fica compreendida em uma propriedade privada, sendo considerada Reserva Particular de Patrimônio Nacional. Repleta de trilhas, a mata possui um atrativo em especial: a lagoa da coca-cola, tratada pelos moradores locais de “Araquara”. O apelido “coca-cola” surgiu em virtude das suas águas escuras, avermelhadas, principalmente por causa da quantidade de matéria orgânica da água.


O acesso para as trilhas é livre. Há um tempo, ainda cobrava-se uma taxa para entrar. No entanto, das últimas vezes que tive oportunidade de visitá-la, o local parecia meio “abandonado”, ou seja, pode entrar direto, sem receio. Outro detalhe é que nem sempre é necessário guia. Há uma trilha principal que leva à lagoa, com duração de 1h30 mais ou menos. Caso queira explorar outros caminhos, talvez seja interessante buscar um guia local na cidade.


Mesmo optando pela trilha principal, de menos tempo, vá preparado! Leia-se por “preparado” como vá com muita água (de 2 litros para cima)! Apesar de 80% da caminhada ser praticamente na sombra, em virtude das altas árvores e da mata fechada, o calor é grande. O ambiente é bastante abafado. Interessante levar um lanchinho também. Para aproveitar com calma a chegada na lagoa. Saiba: lá não tem absolutamente nada de comércio.


Mesmo optando pela trilha principal, de menos tempo, vá preparado! Leia-se por “preparado” como vá com muita água (de 2 litros para cima)! Apesar de 80% da caminhada ser praticamente na sombra, em virtude das altas árvores e da mata fechada, o calor é grande. O ambiente é bastante abafado. Interessante levar um lanchinho também. Para aproveitar com calma a chegada na lagoa.